O MDB do senador Renan Calheiros já definiu a data da convenção em Maceió. Será dia 4 de agosto. Até lá, a agremiação do enxadrista-mor de Alagoas espera – dentro da esfera municipal da capital alagoana – definir quem é o vice do pré-candidato à Prefeitura de Maceió, o deputado federal Rafael Brito (MDB).
Até este momento, o “ungido” de Calheiros não sabe quem será o seu vice.
É bem verdade que o principal adversário do emedebista – o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL) – também ainda não definiu o seu vice na busca pela reeleição, mas são duas situações antagônicas: do lado de JHC, o problema é o excesso de gente que quer a vaga. Já do lado de Brito, há uma escassez de nomes para esta missão, haja vista a necessidade de atuação no “tapetão” para eliminar candidaturas de aliados, como ocorre com o PT do ex-vereador Ricardo Barbosa.
O “ninho calheirista” defende a tese de que os partidos que formam a base do governador Paulo Dantas (MDB) em Alagoas apoiem Rafael Brito, não havendo outra candidatura majoritária.
O PT insistiu em ter vida própria na Terra dos Marechais, sentiu o peso da rasteira, mas ainda tenta reverter o quadro em Brasília (DF).
Há quem diga, nos bastidores, que o ex-deputado estadual Lobão (Solidariedade) também seja “convidado” a desistir de disputar o Executivo municipal para apoiar Rafael Brito. Tudo isso para que o emedebista decole na pré-campanha, já que as mais recentes pesquisas eleitorais registradas apontam que ele ainda não chegou aos dois dígitos.
De onde sairá o vice de Rafael Brito? Bem, há resistências dentro do PT para indicar o nome. Afinal, poucas legendas sofreram tanta humilhação neste processo quanto o Partido dos Trabalhadores.
Mas, como mostrou a jornalista Vanessa Alencar em seu blog, o deputado estadual Sílvio Camelo (PV) – líder de Dantas na Assembleia Legislativa – afirma que a Federação pode indicar. A Federação é formada por três partidos: o PT, o PV e o PCdoB.
Recentemente, em entrevista à imprensa, o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) também pontou a possibilidade de sua agremiação indicar o vice de Rafael Brito, cogitando até a possibilidade deste ser o ex-prefeito Cícero Almeida (PDT), que – na conjuntura atual – é pré-candidato a vereador.
Ainda de forma mais recente surgiu o nome de Rosa Tenório, pré-candidata a vereadora pelo PSD, para estar ao lado de Rafael Brito na majoritária. Ela disse – entretanto – que em nenhum momento foi procurada para compor uma candidatura majoritária.
De toda forma, a “turma do tapetão” trabalha para Rafael Brito conseguir um vice que venha a somar como estratégia eleitoral. Pelo visto, um vice para Brito é quase como colocar um anúncio no site OLX… Vai que aparece alguém...