Fato ocorreu na gestão do prefeito Manoel Lúcio Correia 

 

Na gestão do prefeito Manoel Lúcio Correia, Arapiraca foi beneficiada com energia elétrica e foi construído o prédio da administração municipal. A instalação da luz elétrica em Arapiraca ocorreu no ano de 1925, através de um gerador de propriedade em empresário Antônio Apolinário Correia. Essa empresa no ano de 1945 foi adquirida pelo empresário Valdomiro Barbosa. De acordo com os relatos de antigos moradores de Arapiraca a energia elétrica era acionada as 18 h, sendo desligada as 22 h. Antes do desligamento ocorria o aviso com um desligamento e ligamento da energia ao mesmo tempo. 

Quando ocorria um velório de pessoas importantes e de poder econômico, durante a noite a família recorria a empresa para que a energia não sofresses o corte durante a noite e a madrugada. Era cobrada uma taxa extra a família pela prestação do serviço extraordinária da energia elétrica. A chegada da energia elétrica foi considerada um marco histórico para o desenvolvimento de Arapiraca. 

 

Mas uma publicação antiga no Diário de Pernambuco, um dos primeiros jornais do Brasil e da América Latina, traz à tona um capítulo que passou dezenas de anos desconhecido por historiadores e grande parte da população da Capital do Agreste. A informação foi matéria do jornalista Davi Salsa, veiculado na Tribuna Independente edição de 09 de agosto de 2021.

 

Segundo consta no Diário de Pernambuco, na edição do dia 02 de fevereiro de 1934, o prefeito Manoel Lúcio Correia mandou edificar o prédio para funcionar a administração municipal e também mandou instalar energia elétrica no referido imóvel. O prédio é o mesmo que funcionou por 82 anos, a Câmara de Vereadores de Arapiraca, no centro da cidade, mais precisamente na Avenida Rio Branco. Vale esclarecer que o prefeito Manoel Lúcio Correia era filho de Lúcio Roberto, um dos filhos de Manoel André Correia dos Santos, fundador de Arapiraca. 

 

Em seu livro Arapiraca através do tempo o escritor Zezito Guedes lembra a expressão política em Arapiraca do ex-prefeito Manoel Lúcio Correia. Quando se fizer referência ao processo político de Arapiraca, através do tempo, é necessário que se faça o registro de um nome importante na linha sucessória dos prefeitos: Manoel Lúcio Correia, um homem que trazia política no sangue. 

 

Homem de pequena estrutura, voz de barítono, austero, radical e polemico, Manoel Lúcio Correia foi agricultor, comerciante e político por convicção. Era um homem atuante e combativo, elogiado por uns e criticado por outros; mas, sobretudo, partidário, chegou ao cargo prefeito, sucedendo a Pedro Barbosa, de 01/03/1933 à 17/08/1934. 

Terminando o seu mandato na prefeitura, o homem de voz grossa continuou lutando e foi vereador na primeira legislatura de 1948 à 1951. E o seu maior sonho era ser prefeito outra vez, o que não chegou a acontecer, apesar de ter lutado bravamente até o fim de sua vida