Esta ativista, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas esteve em conversas com Ronaldo Lessa, o vice-governador do estado de Alagoas,  para falar sobre Almerinda Farias Gama.

Almerinda Farias Gama, nascida em Maceió, em 16 de maio de 1899 é  uma das pioneiras, entre as mulheres negras, a atuar na política nacional, um ícone alagoano, ainda, sobrestado pelo desconhecimento histórico, mas, no julho das pretas é importante ressaltar e validar a existência desta maceioense  que foi uma das grandes responsáveis pela conquista do voto feminino.

Se mulheres, em 2024 podem votar é porque no passado, ( movimento sufragista de 1932) , Almerinda Farias Gama junto a Bertha Lutz travaram essa luta.

E voltando à conversa com Ronaldo Lessa…

Pelas redes sociais , esta ativista leu  sobre o lançamento, no próximo dia 25 de julho, da Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria, que tem como objetivo a formação política.

E instamos  ao vice-governador que a criação desta Câmara temática é uma ideia muito  boa, de uma importância singular, uma espécie de letramento para o entendimento popular da política, como ciência e o despertar da consciência crítica , porém, todavia, contudo, entretanto, mas, um evento  tão grandioso, acontece justamente no 25 de julho- Dia Nacional da Mulher Negra e de Teresa de Benguela sem dar nenhum destaque a efeméride.

Como assim,  vai se falar em consciência política, em Alagoas, sem dar destaque ao poder feminino e especificamente , o papel da mulher negra nesse contexto?

E, foi  essa pauta que expusemos  ao vice-governador do estado de Alagoas , a necessidade de celebrar em palcos privilegiados, fazer ecoar , no discurso de abertura do evento, e nos espaços políticos, o nome e o sobrenome da luta, história e grandeza de mulheres pretas, maceioenses, alagoanas, como a sufragista , advogada, intelectual, datilografa, jornalista , sindicalista, Almerinda Farias Gama.

Assim como o fez, o presidente da Câmara Federal, no P20.

E o sempre cavalheiro,  Ronaldo Lessa se colocou à disposição e perguntou se poderíamos enviar-lhe mais informações.

Com certeza, Ronaldo!.

O nome dela é Almerinda Farias Gama.

Julho das Pretas!