Virou humilhação ao PT de Alagoas a decisão que o MDB conseguiu arrancar da direção nacional do partido de Lula proibindo a candidatura de Ricardo Barbosa, em Maceió.

Juntamente com o deputado Paulão, Barbosa passou a semana em Brasília, sendo apresentado aos petistas e à direção nacional da legenda como candidato a prefeitura da capital alagoana.

Os dois já sabiam – e quem não sabia? – que o senador Renan Calheiros vinha forçando a direção nacional do PT a barrar a pretensão da legenda em Maceió.

Só que a questão já tinha outros envolvidos.

Quando o deputado Paulão e Ricardo Barbosa chegaram a Gleisi Hoffmann ficaram sabendo que a presidente nacional do PT tinha se reunido na véspera com Isnaldo Bulhões e Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, que pediram o mesmo que Calheiros.

E conseguiram (a decisão será formalizada na terça-feira).

Depois, ao encontrarem com Baleia Rossi, na Câmara Federal, Paulão ainda brincou perguntando se presidente nacional do MDB havia se tornado um novo Robespierre (o revolucionário francês conhecido pela crueldade e que mandou mais gente para a guilhotina).

Baleia Rossi não economizou no deboche:

- Em Alagoas, Paulão, até crocodilo nada de costas.

A história já circula entre os petistas locais como uma demonstração de força e arrogância do MDB – de Alagoas e nacional.