Claydson Duarte Silva de Moura, o Mourinha, é o quarto nome a assumir o comando da Secretaria Municipal de Saúde durante a gestão do prefeito da capital alagoana João Henrique Caldas, o JHC (PL).

Por sinal, Saúde e Educação foram – na gestão de Maceió – as pastas que mais sofreram com mudanças até a reforma administrativa promovida por JHC que resultou nos acordos políticos com o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas).

A reforma “sacramentou” os espaços dos aliados políticos do prefeito, com Lira “abocanhando” – entre outros espaços – a Saúde e a Educação.

Mesmo com as desincompatibilizações, que retiraram das pastas os possíveis vices de JHC na disputa pela Prefeitura de Maceió (Jó Pereira, Davi Davino Filho, Luiz Romero e Ivan Carvalho), os espaços políticos foram mantidos.

Não por acaso, na Educação, quem assumiu foi Victor Braga, um advogado de extrema confiança da ex-secretária Jó Pereira (Progressistas) e, consequentemente, homem de confiança de Lira e dos Pereiras.

Todavia, Mourinha é um “coringa” de JHC. A ligação política entre Mourinha e a família Caldas antecede, e muito!, a gestão municipal atual. Logo, se alguém decidiu por Mourinha foi o próprio chefe do Executivo municipal.

Como “coringa”, Mourinha é um homem de cumprir missões. Desta forma, comandou o comitê contra a pandemia do coronavírus em Maceió, logo no início da gestão de JHC e depois, diante de turbulências enfrentadas na Assistência Social, foi deslocado para aquela pasta.

Em outras palavras, Mourinha é o “cara” de JHC para resolver problemas, ajustar rumos e direcionar as coisas conforme os objetivos de JHC, sejam eles políticos ou administrativos.

A mudança terá impacto na definição do vice de JHC? É uma pergunta natural que surge nos bastidores diante da mudança ocorrida. Afinal, Mourinha contou com o “aval” daqueles que tinham influência na gestão da Saúde municipal, como é o caso de Arthur Lira e do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil).

Aproxima-se a hora do prefeito JHC definir quem é o seu “vice”. Diferente do rival deputado federal Rafael Brito (MDB), que sofre com a escassez de nomes para estar ao seu lado na disputa majoritária, JHC enfrenta a abundância e a dificuldade de atender a todos que querem esta posição, pois só existe uma vaga e Lira não abre mão dela.