O Seminário de Equidade em Pauta e a 1ª Conferência Livre Nacional de Equidade no Trabalho, na Educação e na Comunicação na Saúde, aconteceram  dias 8 e 9 de julho, em Brasília promovidos pelo Conselho Nacional de Saúde  e Ministério da Saúde, através da SEGTES.

Cerca de 100 representações dos movimentos sociais das regiões brasileiras convidados, estiveram presentes  nas atividades, de forma presencial,  afirmando, assim, o foco discursivo da sociedade para as diversas, diferentes desigualdades existentes no país, garantindo o debate e a construção das diretrizes comuns sobre equidade nas instâncias do CNS e do MS.

Em Alagoas, a representante do movimento social convidada foi a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, a ativista, Arísia Barros.

A realização  1ª Conferência Livre Nacional de Equidade ( que ocorreu de forma hibrida e teve MIL inscrições)   rompe com a invisibilidade da temática e traz as múltiplas e diversas  vozes e práticas sociais para a formatação de  propostas de políticas públicas de saúde,  contribuindo  para o fortalecimento do princípio da equidade no SUS, que abarque a diversidade de forma humanizada.

O ineditismo de  realização da 1ª Conferência Livre Nacional virou história , afinal, aconteceu depois dos tempos sombrios, quando, muit@s de nós, ativistas,  tínhamos perdido a esperança de mudanças.

Estamos refazendo revolução.

Salve!

Única ativista  convidada de Alagoas, Arísia Barros é eleita ‘delegada’ na 1ª Conferência Nacional de Equidade. Bem bacana, né?

Obrigada, Barbara Rocha

Obrigada, Bianca Lopes.

Obrigada, companheiras dos movimentos sociais,  MS/SEGTS, HAOC, dessa produtiva jornada em busca da Equidade.

Ubuntu!