A questão afunila a cada dia e agora as discussões chegam as cúpulas do MDB e do PT nacional, onde tudo deverá ser decidido.

Algumas lideranças dos dois partidos querem a aliança em Maceió, com o PT indicando o pré-candidato a vice do deputado federal Rafael Brito (MDB-AL).

Em Brasília, o pré-candidato Ricardo Barbosa discute as eleições e as pré-candidaturas do PT nas cidades de 100 mil eleitores e conversa com caciques da sigla.

Da presidente nacional Gleisi Hoffman (PR), ele ouviu que a pressão é grande e foi aconselhado a que "toque a vida", o que significa que continue a usar as redes sociais, as reuniões e as ações da pré-campanha.

Uma fonte do MDB diz que o "PT Nacional sinaliza que quer uma aliança com o MDB em Maceió, apesar das resistências de Paulão, que mira o Senado em 2026".

Segundo essa fonte, "se o plano A der errado e a aliança com o PT não prosperar, o PDT de Ronaldo Lessa defende o nome de Cícero Almeida como vice, o PSD de Rui Palmeira defende o de Rosa Tenório e o PSB avalia a indicação de nomes".

Ainda há tempo para acordos. Partidos e federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar as convenções. E até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral.