Uma obra programada, para esta terça-feira (09), no Sistema de Produção de Água do Pratagy, que atende cerca de 20 bairros de Maceió, poderá interromper o abastecimento nessas localidades.

O Pratagy que é o maior sistema de produção de água da capital alagoano e é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), passará por uma obra para aumentar a oferta hídrica da cidade. Estimasse que ao final da obra o volume de água tratada seja suficiente para atender mais de 40 mil pessoas, segundo a BRK.

Os bairros atendidos pelo sistema e que serão afetados são: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras.

A estimativa de tempo de conclusão do serviço é de 14 horas, mas o retorno do abastecimento das residências pode demorar entre 24h a 72h, a depender do tempo necessário para o reestabelecimento dos reservatórios e para a pressurização das redes de distribuição.

Essa obra será seguida de outras duas com os mesmos objetivos que aconteceram ao final deste mês de julho e no início de agosto. A concessionária responsável pela distribuição aconselha a população que reserve água e não realize atividades de grande consumo para minimizar os impactos da falta do recurso durante as obras.

Até que se normalize totalmente o abastecimento, conforme determina a agência reguladora, a BRK enviará caminhões-pipa para as unidades de serviços essenciais, como escolas, centros de saúde, asilos e outros.