Tendo sempre o verde com uma das suas premissas básicas, o município arapiraquense segue na rota da sustentabilidade e na defesa do Meio Ambiente.

Na última semana, a Prefeitura de Arapiraca recebeu o selo “Cidade Amiga das Árvores” concedida pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) devido às ações realizadas pelo município.

Anteriormente, em março deste ano, Arapiraca tornou-se o 1° município alagoano e o 4º na região Nordeste a receber o selo Tree Cities pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Arbor Day Foundation.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, só neste primeiro semestre de 2024, o município alcançou a marca de 5515 árvores plantadas em toda Arapiraca.

Outro ponto relevante na arborização em Arapiraca é a redução de supressões autorizadas. Em 2024, o número de árvores suprimidas diminuiu em 56% em relação ao mesmo período de 2023. Foram 59 supressões ante 136 no ano anterior.

Ainda segundo ele, a gestão da arborização urbana tem tido avanços significativos. Além do expressivo número de novas árvores, vale salientar outros importantes projetos que vêm sendo implementados pela Superintendência de Meio Ambiente:

- Arborômetro: a ferramenta vem se desenvolvendo esse ano para gerenciar além do número de árvores plantadas e suprimidas a diversidade de espécies plantadas e também o que vem sendo germinado mensalmente no viveiro de mudas. Essa ampliação de escopo direciona a tomada de decisão para aquisição de semestres específicas, insumos que possam ser necessários para germinação ou plantio em áreas públicas entre outros pontos;

- Censo arbóreo - Para otimizar a gestão arbórea da cidade, a Superintendência de Meio Ambiente vem realizando um Censo Arbóreo em toda zona urbana de Arapiraca. O objetivo é entender quais são as árvores mais comuns em Arapiraca, avaliar a fitossanidade, ou seja, a saúde das árvores, se anteceder a possíveis supressões e a substituição desses indivíduos arbóreos e implementar um cadastro dessas árvores na base de dados da prefeitura tais como imóveis, ruas, e demais equipamentos urbanos;

- Cumpra-se da Lei das Arapiracas - esse projeto visa efetivar a implementação da Leo 2.432/2006 que imuniza a árvore Arapiraca ao corte e estabelece que todas as escolas do município devam ter uma árvore Arapiraca plantada. No primeiro semestre a superintendência de meio ambiente avançou com o diagnóstico das escolas. Apenas 9 de 91 escolas e creches municipais apresentam uma árvore Arapiraca em seus pátios. O objetivo é implementar o plantio em todas as demais 82 escolas e creches e ampliar o plantio para escolas estaduais e privadas no município que possuam viabilidade para o plantio.