O artista maranhense Gabriel Sá acusou de plágio a Prefeitura de Maribondo, em Alagoas, depois que a gestão utilizou, sem autorização, a identidade visual criada pelo artista para um São João local no evento junino realizado pelo Município em junho.
Depois que a prefeitura divulgou, no Instagram oficial, informações sobre o “São João do Povão 2024”, várias pessoas alertaram, nos comentários, que se tratava de um plágio da criação de Gabriel Sá.
Na publicação em questão, que traz a programação completa da festa, os comentários foram fechados. Porém, antes do bloqueio, muitos usuários e o próprio artista de São Luís demonstraram revolta e indignação pelo plágio.
“O nome dessa prática é plágio. Tomaremos as medidas cabíveis”, afirmou Gabriel Sá na publicação, no Instagram.
Outra usuária enfatizou que a prefeitura estaria usando a identidade visual feita por Sá e a equipe dele para o São João da Thay, festa que acontece no Maranhão desde 2017 e é realizada pela influenciadora conhecida como Thaynara OG, para dar visibilidade à cultura, aos artistas e aos produtores locais.
“Vocês estão usando a identidade visual do @saojoaodathay e a obra foi do estúdio @gabrielsa.art vocês tem autorização?”, questionou a internauta.
Na publicação, a Prefeitura de Maribondo comentou apenas que está tentando entrar em contato com Gabriel Sá.