A Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, participou na última quarta-feira (03) da 5ª aula presencial do curso de Multiplicadores Aquícola, realizada em Maceió. O encontro teve como objetivo difundir conhecimentos sobre o cultivo de pescado em Alagoas, visando o acesso dos produtores a financiamentos. 

O curso, premiado na categoria inovação e política durante a 5ª edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil em 2023, é uma iniciativa pioneira do Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com as universidade de Brasília (UnB) e do Rio Grande do Norte (UFRN), além da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“O objetivo desse projeto tem como foco central qualificar as pessoas, especialmente para facilitar o acesso dos produtores a financiamentos, seguros e outros insumos que muitas vezes são negados por falta de informação dos agentes financeiros”, ressaltou Tereza Nelma.

A Secretaria Nacional destacou que a iniciativa não apenas democratiza informações e conhecimentos sobre o cultivo de peixes e outros animais aquáticos, mas também contribui com o desenvolvimento de políticas públicas que buscam aumentar não só a produção e a produtividade na aquicultura, mas também garantir que sejam realizadas de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas.