A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) iniciou a implantação do novo sistema de defesa agropecuária do estado, o Sigeal. A nova ferramenta apresenta um pacote tecnológico que permite maior agilidade no trâmite dos processos, facilitando o atendimento ao produtor alagoano pelo órgão.

Segundo a Adeal, para a instalação do Sigeal, será necessário desligar os sistemas Sidragro/Sidagro-Produtor no dia 12 de julho, a partir das 14h, impossibilitando a emissão, por exemplo, da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outros serviços informatizados prestados pelo órgão de defesa agropecuária, que ficarão temporariamente suspensos.

No período de 13 a 14, será realizada a migração do Sigeal com a paralisação total dos serviços. Nos dias 15 e 16, o novo sistema começa a funcionar apenas para uso interno das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs), sem emissão de GTA. A previsão da agência é que o Sigeal esteja operando normalmente para atendimento ao público no dia 17 de julho.

A Adeal alerta aos criadores que precisarem transitar com animais durante o período de desligamento do sistema que antecipem a documentação, evitando maiores transtornos, principalmente no que diz respeito ao trânsito de animais.

Feiras e similares

Devido à mudança, de 13 a 19 de julho, as aglomerações de animais (feiras e similares) estarão temporariamente suspensas para adequações no processo de migração do Sigeal e transferência de conhecimento na formação dos RTs (Médicos Veterinários particulares) e funcionários de Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) da Adeal na nova plataforma.