Nesta quarta-feira, 03, a operação Línguas Sujas, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), flagrou um transbordo de esgoto de uma rede de saneamento da BRK, desaguando em uma galeria de drenagem, que leva água da chuva em direção ao mar da Jatiúca. A empresa será autuada pela Prefeitura de Maceió e notificada para realizar os reparos e sanar o problema.  

A assessoria de Comunicação da Seminfra informou que o transbordo foi identificado por meio de uma boca de lobo instalada na calçada de um prédio residencial, localizado na Avenida Álvaro Otacílio. Segundo os técnicos da Semurb e Seminfra, o equipamento mostrava que a rede coletora de esgoto da BRK estava completamente entupida, levando os dejetos para a calçada.

Com isso, o líquido contaminado por gorduras, plásticos e esgoto estava sendo direcionado à linha d’água, e em seguida transportado para uma galeria de águas pluviais existente na localidade.

“Isso significa que o material da rede coletora de esgoto estava sendo destinado para o mar, por meio da rede de drenagem, o que caracteriza uma infração ambiental. A galeria foi feita apenas para fazer o escoamento da água da chuva para o mar, naquela região”, explica o coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.

Rede de esgoto da BRK está entupida e dejetos transbordaram. Foto: Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra

Rede de esgoto da BRK está entupida e dejetos transbordaram. Foto: Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra

 

Do Farol para o Centro

Também nesta quarta-feira (3), a operação Línguas Sujas flagrou um lançamento irregular de esgoto, caindo na rede de águas pluviais por meio da linha d’água da Rua Barão de Jaraguá, no Centro de Maceió.

O material estava saindo de um condomínio localizado na Rua Martins de Albuquerque, no bairro Farol. Segundo a Semurb, a construtora do prédio será multada e notificada para corrigir a irregularidade.

Ainda na Jatiúca

No dia 27 de junho, também na Álvaro Otacílio, na Jatiúca, a operação flagrou uma ligação clandestina de esgoto de outro condomínio. A irregularidade foi identificada durante uma ação de fiscalização que utilizou um robô de inspeção e teste com corante.

A equipe da Seminfra constatou que o esgoto do salão de festas do condomínio estava sendo lançado diretamente na rede de drenagem pluvial, sem passar pelo sistema de tratamento de esgoto. A rede de drenagem, por sua vez, estava cheia de dejetos, o que colocava em risco a saúde pública e o meio ambiente, já que os efluentes contaminam o mar.

O condomínio foi autuado pela Semurb e terá que pagar multa. O fechamento da ligação clandestina será feito pela Seminfra e o condomínio terá que regularizar o lançamento de esgoto.

Operação Línguas Sujas

A operação Línguas Sujas foi lançada em dezembro de 2022 com o objetivo de identificar e fechar ligações clandestinas de esgoto em Maceió. A ação já resultou na autuação de diversos imóveis e na desativação de várias ligações irregulares, com base na Lei Nº 4548/96 (Código Municipal de Meio Ambiente). Desde o início, 168 ligações irregulares foram desativadas.

A Prefeitura de Maceió pede a colaboração da população para denunciar casos de ligações clandestinas de esgoto. As denúncias podem ser feitas através do telefone 156 ou pelo aplicativo Colab.

*Com assessoria