Articulações visam as eleições de 2026 para o Governo e Senado 

As principais prefeituras do interior de Alagoas, incluindo Arapiraca que se destaca como segundo colégio eleitoral do Estado, Pilar e São Miguel dos Campos são compartilhadas politicamente pelo senador Renan Calheiros e pelo ministro dos Transportes e senador licenciado Renan Filho ambos do (MDB).

Os gestores dessas principais cidade são filiados ao MDB.

Em Arapiraca, cidade governada por Luciano Barbosa (MDB) e pré-candidato privilegiado a reeleição para o quarto mandato, segue recebendo generosas emendas do deputado Arthur Lira (PP) e do filho, deputado federal Daniel Barbosa integrante do Progressistas de Arthur Lira.

Não se sabe até quando, Luciano Barbosa com a sua habilidade política vai continuar com o um pé em cada canoa. As eleições 2024 tem fortes reflexos em 2026, quando Arthur Lira e Renan Calheiros disputam o Senado.

O ministro dos Transportes Renan Filho, vem privilegiando Alagoas com importantes obras estruturantes, a exemplo das duplicações das principais rodovias com a mais importante economicamente, de Maceió – Arapiraca Delmiro Gouveia, além da ponte Penedo Neópolis (SE).

Renan Filho já anunciou a possibilidade de disputar o governo de Alagoas em 2026 e ser a grande força política na reeleição do pai Renan Calheiros para o Senado. Renan Filho disputa a reeleição para o Senado com Arthur Lira, enquanto o senador Rodrigo Cunha tem um destino político incerto.

Rodrigo Cunha deve ser o vice na reeleição do JHC para a prefeitura de Maceió no entanto, os projetos de ambos para 2026 são uma incógnita.