A soberania brasileira na Amazônia foi tema de uma audiência pública realizada nesta terça-feira (2), proposta pelo deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL). O evento, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, contou com a participação do secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo, autor do livro "Amazônia - A Maldição de Tordesilhas".

Para o deputado alagoano, a Amazônia sempre foi um tema central de debates globais, com grandes potências manifestando interesse na região mais rica em biodiversidade do planeta. "Foi um debate muito proveitoso, que reforça a importância de garantirmos a soberania brasileira e discutir estratégias para o desenvolvimento sustentável da região, assegurando a proteção de suas riquezas naturais e o bem-estar da população local. O mundo precisa entender que o Brasil, melhor do que ninguém, preservou a sua floresta e está disposto a continuar fazendo isso, mas sem impedir o desenvolvimento com responsabilidade", afirmou Alfredo Gaspar.

Ainda sobre a situação da Amazônia, o parlamentar destacou a atuação do crime organizado, que age como um verdadeiro Estado paralelo. "Os brasileiros que ali residem são, há muitos anos, presas fáceis para o crime organizado, que os recruta na ausência de perspectivas objetivas de vida. Para além do tráfico de drogas, comercializam armas, promovem crimes ambientais, ocupam terras indígenas, onde as autoridades do Estado têm acesso limitado e controlam a exploração ilegal de minérios estratégicos, alternativa negada à sociedade", apontou.

O debate reforçou a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, assegurando a proteção dos direitos da população local e a soberania nacional. "A nossa audiência foi muito proveitosa, e estou muito feliz de ter feito essa proposição, porque mais do que nunca estamos a tempo de garantir a nossa soberania nacional, trazendo ideias concretas que permitam o desenvolvimento, a preservação ambiental e um futuro próspero para o povo brasileiro e para a nossa nação", completou.