O senador Rodrigo Cunha (Podemos) foi um dos principais palestrantes do maior evento de eletromobilidade do país, o Latam Mobility Summit Brasil, realizado nesta segunda-feira (1), em São Paulo. Na palestra, Cunha falou sobre o programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), sancionado recentemente pelo governo federal.

 

O senador alagoano foi o relator do projeto de lei do Mover no Senado, Programa que busca estimular investimentos em novas rotas tecnológicas e aumentar as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira, incluindo estímulos para a produção de carros de passeio, ônibus e caminhões elétricos.

 

O Mover prevê R$ 19,3 bilhões em créditos de investimentos entre 2024 e 2028 para ações pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em novos projetos de produção. O intuito é expandir investimentos em eficiência energética, já que o programa prevê limites mínimos de reciclagem na fabricação dos veículos e a criação do IPI Verde, um sistema no qual quem polui menos paga menos imposto.

 

“A substituição da gasolina e do diesel por fontes limpas e renováveis de energia é uma das principais pautas rumo ao desenvolvimento do Brasil. Os carros elétricos, ou híbridos, já são realidade poluindo menos e sendo mais econômicos. Tenho trabalhado com dedicação em busca do avanço desta pauta e no Latam Summit debati como o Mover pode impactar, positivamente, o avanço do uso da energia elétrica como combustível para mobilidade nacional”, disse Cunha.

 

Rodrigo tem se firmado como uma das principais lideranças e referências no Congresso Nacional sobre o tema da eletromobilidade, termo que se refere ao uso de veículos elétricos em substituição aos movidos por combustíveis como gasolina e diesel. Trata-se de uma alternativa sustentável aos motores tradicionais, impulsionada pela necessidade de soluções energéticas mais limpas.

 

O senador alagoano é o presidente da Frente Parlamentar pela Eletromobilidade do Congresso, colegiado que reúne deputados e senadores na discussão da pauta legislativa nacional sobre este tema. Desde o começo de seu mandato, Rodrigo Cunha tem voltado esforços para a questão da inovação no Brasil, tendo inclusive presidido a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal.