O cara da esquerda é Flávio Rocha, ricaço dono das Lojas Riachuelo. Antes de falar um pouco mais da imagem acima, vamos a alguma memória sobre o personagem. Nos últimos anos, esteve ao lado de Jair Bolsonaro de modo incondicional. Defende o armamentismo geral, prega terrorismo contra toda e qualquer forma de movimentos sociais, é contra cotas na educação e outros setores, defende linha dura nas periferias.
Como se vê é um pensador à altura de Bolsonaro, o presidente que desprezava as minorias, fazia piada com mortos na pandemia de Covid e exaltava a matança policial nas quebradas mais pobres do país. Flávio Rocha também passa mal quando ouve falar em taxação das grandes fortunas. Para ele, não se combate a desigualdade “achatando a pirâmide e empobrecendo os ricos”. Não é um patriota exemplar?
Muito bem. Após breve lembrança das grandes ideias desse brasileiro preocupado com o Brasil, vamos à foto. No último dia 25 foi o aniversário de Arthur Lira, este gigante da política brasileira, presidente da Câmara dos Deputados. E ele ganhou uma festinha. Foi em Portugal, onde Lira está para os debates no evento anual organizado por um instituto do ministro do STF Gilmar Mendes. O convescote para Lira foi algo à parte.
Outra curiosidade sobre Flávio Rocha é que ele é generoso com alguns personagens durante as eleições. Em 2022, segundo o jornal O Globo, ele doou 200 mil reais à candidatura de Rogério Marinho, que se elegeu senador pelo Rio Grande do Norte. É um dos mais reacionários no Senado, extremista que defende anistia para marginais golpistas que estão presos. Veja quantas boas credenciais tem o dono da Riachuelo.
A festa para o aniversariante Arthur foi bancada pelo grupo Esfera Brasil e ocorreu em Lisboa, numa mansão de Flávio Rocha. Ele brinca com o aniversariante na hora de apagar a velinha, numa demonstração de intimidade. Por lá estiveram políticos, juízes, advogados, empresários e banqueiros. O suprassumo da grana e do poder no Brasil.
O que é Esfera Brasil? No site do grupo: “É uma organização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil e um think tank que reúne empresários, empreendedores e classe produtiva”. A turma tem influência na República. O encontro ali na foto é ilustrativo. A política e o capital dividem o bolo no topo da pirâmide.