Com a chegada dos festejos de São João e São Pedro, o setor hoteleiro alagoano comemora os bons resultados da ocupação de hotéis e pousadas no estado, que se destacou nos últimos anos como destino junino.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL), o feriado de São João teve ocupação média de 81,36%, enquanto o dia de São Pedro, comemorado neste sábado (29), deve alcançar 58,47% de leitos reservados.
Gabriel Cedrim, presidente da ABIH/AL, disse que não apenas o São João colabora para a ocupação, mas, também, as ações de fomento ao turismo que estão sendo realizadas, como voos permanentes e constantes.
“Temos mantido uma média acima de 60% no mês de junho, no ano de 2023 a média foi acima de 67%. Como as férias em outros estados começam a partir de julho, Maceió, Alagoas, acaba sendo um dos destinos mais escolhidos”, pontuou.
“Há as festividades juninas, que são um ativo cultural forte do Nordeste e Maceió está se consolidando bastante como um dos maiores São João do litoral, com a programação prevista para esse período”, explicou o presidente da ABIH.
Neste período, hoteis e pousadas postam em atrativos e muitos preparam decoração, inserem comidas típicas desse período do ano nos cardápios de seus restaurantes: “Temos esse diferencial, de saber receber bem”.
Trabalho conjunto
Gabriel explica que existe um investimento na melhoria da malha aérea, com ações em parceria com os governos estadual e municipal.
“Realizamos um trabalho coordenado com as operadoras de turismo que comercializam nosso destino, para incremento da malha aérea nesse período do ano, assim como divulgação maciça da programação que é oferecida, devido a essas festividades, para apoiar na atração de visitantes para conhecer nossa cultura local e diversos outros atrativos turísticos”, exemplificou.
Perfil dos turistas
Segundo Gabriel, a influência no maior número de turistas durante a época são as férias escolares, mas cada vez mais a procura cresce devido ao São João. Por isso, o perfil dos turistas nesse período é, principalmente, de casais acompanhados de filhos.
“Família sempre foi um público que está presente o ano todo no nosso Estado”, reforçou o presidente da ABIH.