O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 680 eleitores de Maceió, entre os dias 20 e 25 deste mês, para a disputa da prefeitura. De acordo com a pesquisa divulgada, tanto na espontânea, como na estimulada, o prefeito JHC ganha com uma larga diferença o pleito de 2024, já no primeiro turno.

  Na pesquisa espontânea, quando não apresenta  os nomes dos candidatos, JHC aparece com 25,9%, Alfredo Gaspar com 0,9%, Davi Davino com 0,9%, Rafael Brito com 0,7%, Rui Palmeira com 0,6%, Lobão com 0,3%, outros citados com 0,7%, não sabe/não respondeu 62,1% e branco/nulo 7,9%.

  Já na estimulada, quando apresenta os nomes dos candidatos, o Instituto Paraná traz quatro cenários, porém com foco  apenas no quarto cenário, já que são os nomes dos que provavelmente irão disputar o pleito, observa-se o seguinte resultado: JHC aparece com 69,9%, Rafael Brito com 7,1%, Lobão com 4,1%, Ricardo Barbosa com 3,1%, não sabe/não respondeu 6,2% e branco/nulo 9,7%. Vale ressaltar que a pesquisa também avaliou a gestão do prefeito JHC, que teve aprovação de 76,9%.

  Diante de tudo isso, é importante lembrar que pesquisa é a fotografia do momento e ainda haverá um longo percurso até chegar o dia 6 de outubro, quando acontecerá  o primeiro turno da eleição. Dessa maneira, diante da larga vantagem de JHC em relação aos seus adversários, só realmente um tussiname para tirar a vitória de JHC, já no primeiro turno.