TJ é o Tribunal de Justiça  órgão máximo do Poder Judiciário do estado de Alagoas.

 ESMAL é a Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas, que forma juízes, advogad@s, e outr@s profissionais da magistratura em Alagoas.

Dois órgãos potentes que se juntaram para criar uma proposta antirracista,  importantíssima, visando auxiliar a desalfabetizar o racismo como estrutura de poder, de juízes a sociedade em geral.

Como a ferramenta é algo inédito, o TJ , através da Coordenadoria de Direitos Humanos e a ESMAL escolheram a  Escola Izidio Alves de Farias, no Quilombo Abobreiras,  município de Teotônio Vilela, Alagoas, para  promover o lançamento da proposta.

Sob a administração do prefeito Peu Pereira,  a  Escola Municipal  Izidio Alves de Farias, inaugurada em 24 de maio é um novo modelo, também inédito,  de infraestrutura de escola quilombola, resgatando o padrão de excelência , sob os paradigmas de identidade, pertencimento e valorização do território negro.

No Julho das Pretas,  TJ  e ESMAL  lançam proposta para apoio ao letramento racial, em escola quilombola,  referência do estado de Alagoas

Que bom!