A vereadora Teca Nelma celebra a Semana do Orgulho Autista destacando ações significativas de seu mandato voltadas para a inclusão e proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Maceió. Com um compromisso firme no combate ao preconceito e na promoção de uma sociedade mais inclusiva, a parlamentar tem liderado iniciativas inovadoras e projetos de lei que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas.
Entre as ações de destaque, a vereadora Teca Nelma é autora da lei que cria vagas específicas em estacionamentos para pessoas com TEA, facilitando a mobilidade e acessibilidade desses indivíduos e suas famílias.
Outro projeto importante é o RG inclusivo para pessoas com autismo, uma iniciativa inédita no estado, que garante a emissão gratuita de carteiras de identidade com o símbolo CID do autismo (F84) para crianças com o transtorno, de até 12 anos. Essa ação não só reconhece a importância da identificação adequada, mas também contribui para o atendimento mais eficiente em diversos serviços públicos.
A parlamentar também trabalhou para a ampliação da validade do laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista, reduzindo a necessidade de renovações frequentes e simplificando a vida das famílias.
Além disso, Teca Nelma apresentou um projeto que estabelece a obrigatoriedade da aplicação de testes de triagem para autismo em crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió, garantindo a detecção precoce e o tratamento adequado.
A vereadora instituiu o dia 22 de agosto como o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e também apresentou o projeto para instituir a Semana de Conscientização sobre o TEA, reforçando a importância da educação e sensibilização da sociedade sobre o autismo.
Em busca de soluções para as dificuldades de inserção de crianças com TEA nas escolas municipais de Maceió, Teca Nelma tem discutido essas questões com diversos setores e promovido encontros com a população, órgãos públicos e instituições filantrópicas. Um desses encontros abordou os desafios da parentalidade atípica, com foco especial nas mães solteiras que enfrentam essa realidade.
“Garantir a inclusão na educação básica do nosso município não é apenas expandir a rede de ensino, mas garantir auxiliares de sala capacitados para acompanhar as crianças e adolescentes. Além disso, garantir um Plano de Transporte Escolar que consiga atender todos os estudantes com TEA, respeitando as suas particularidades”, diz a vereadora.
Como parte de suas ações educacionais, a vereadora promoveu a distribuição de material informativo sobre o TEA nas escolas municipais, visando aumentar o conhecimento e a compreensão sobre o transtorno entre educadores, alunos e suas famílias.
Entre as suas realizações mais inovadoras, destaca-se a apresentação do Plano Municipal da Rede Integrada de Cuidado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (RETEA), uma ação pioneira no Brasil que busca oferecer uma rede de apoio integrada e eficiente para as pessoas com TEA.
“Continuo firme no meu compromisso de lutar por uma Maceió mais inclusiva, onde as pessoas com TEA possam ter seus direitos garantidos e uma participação plena na sociedade. Respeitar cada pessoa com autismo e suas diferenças é um dever de todos nós”, enfatiza Teca Nelma.