O Estado de Alagoas, apesar de ser a segunda menor renda per capita e sendo o segundo menor em extensão territorial do país, no que diz respeito à questão política, sempre se destacou com parlamentares brilhantes no Congresso Nacional. Entretanto, os jovens parlamentares alagoanos Luciano Amaral e Daniel Barbosa, deputados federais nessa atual legislatura, são o avesso do avesso em relação a essa questão.
Entre os parlamentares alagoanos de maior destaque no Congresso Nacional, podem ser destacados Mendonça Neto, detentor de oratória excepcional, Zé Costa, de uma competência indiscutível, Thomaz Nonô, de uma inteligência notória, o Menestrel Teotônio Vilela, de uma trajetória exemplar, Renan Calheiros, que foi presidente do Senado por quatro vezes, Arthur Lira, atual presidente da Câmara, entre tantos outros.
Convém ressaltar que Luciano Amaral, afilhado político do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, e Daniel Barbosa, filho do prefeito de Arapiraca, tiveram campanhas milionárias e votações expressivas, no entanto a atuação de ambos na câmara federal é de pouca relevância, demonstrando um verdadeiro despreparo, ao tratar os temas abordados, nas comissões das quais participam, e, evidenciando vulnerabilidade para o cargo que ocupam.
Alagoas, de acordo com o seu hino, é uma estrela radiosa, porém produziu esses dois parlamentares, Luciano Amaral e Daniel Barbosa, que não fazem jus à luminosidade de seu estado e mantêm estrelas bastante apagadas no Congresso Nacional.