A federação partidária PT-PCdoB-PV e a federação PSOL-REDE já definiram Ricardo Barbosa (PT) e Eliane Silva (PSOL) como pré-candidatos contra o prefeito de Maceió JHC (PL).

Esse entendimento antecipado, anunciado em maio (clique aqui e leia), também viabilizou a escolha dos nomes dos 28 pré-candidatos a Câmara de Vereadores.  

Esses são alguns argumentos usados para blindar essa aliança política do assédio de outras candidaturas. Mas há pelo menos outros cinco pontos com os quais lideranças partidárias se apegam:

1 - Quem indicou Eliane Silva como vice foi o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), candidato a prefeito de São Paulo. Ele tem o apoio do presidente Lula e sua vice é do PT.

2 - A executiva nacional do PT homologou candidaturas do partido em 12 capitais consideradas estratégicas e competitivas. Maceió faz parte dessa lista.

3 - O grupo de trabalho eleitoral do PT, que faz análise de viabilidade de candidaturas, vê chances em Maceió para fortalecer o partido e se contrapor ao PL de Jair Bolsonaro.

4 - Os diretórios de Alagoas e de Maceió, segundo fontes, estão fechados em torno do apoio aos pré-candidatos Ricardo Barbosa e Eliane Silva.

5 - Por fim, um outdoor distribuído na cidade com fotos de Lula e Barbosa foi autorizado como um sinal verde da direção nacional para o PT vincular as imagens de ambos.

Será que o PT vai conseguir manter a chapa anunciada, ou não resistirá e irá compor com o MDB?