Eurípedes Gomes de Macedo Junior foi incluído na difusão vermelha da Interpol. Isso quer dizer que ele escalou o status de foragido internacional. De quem se trata? É o presidente nacional do Solidariedade, um dos partidos que atazanam, sem trégua, a vida pública brasileira. Com sede na França, a Interpol é uma espécie de agência de cooperação entre as polícias federais de 186 países. Eurípedes foi longe demais.
É o que revela investigação da Polícia Federal. O acusado estava sumido desde a quarta-feira dia 12, quando a PF cumpriu 6 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão. Após se esconder por três dias, ele se entregou neste sábado à PF em Brasília. A operação Fundo do Poço prendeu, portanto, sete pessoas, incluindo Eurípedes. Ele teria desviado 36 milhões de reais dos fundos eleitoral e partidário nas campanhas de 2022.
Em Goiânia, a PF apreendeu um helicóptero avaliado em 2,4 milhões de reais, adquirido com recursos públicos e que servia exclusivamente ao dirigente político e família. Em 2020, Eurípedes chegou a ser afastado do comando da legenda, quando ainda se chamava Pros – foi incorporada ao Solidariedade em 2023. Um ano antes, ele reassumiu a presidência por decisão do TSE. O histórico é turbulento, para dizer o mínimo.
Segundo as investigações, o chefe do Solidariedade usou a verba do partido para reformar sua mansão e construir uma piscina. Uma grana e tanto foi usada na compra de insumos e materiais próprios para um restaurante profissional. Na época, sua então companheira tocava a convidativa Biroska do Churrasco. Eurípedes e família correram o mundo em aventuras de turismo bancadas com os recursos públicos.
As estripulias apontadas pela PF, com fortes indícios de crime, dariam uma lista telefônica. Esse caso expõe a fragilidade no controle dos bilhões destinados aos partidos. Os caras fazem o que querem. O escândalo do Solidariedade só veio a público por causa de uma guerra interna. E parece que está tudo bem. Galera, o presidente nacional da sigla, quando foragido, teve o nome num sistema de polícia internacional!
Em abril, este gigante da política visitou Maceió. Veio conferir a reta final de filiações na “janela” para as eleições deste ano. Foi recebido pelo presidente estadual, Adeilson Bezerra. Aliás, o Solidariedade tem candidato a prefeito de Maceió. É o ex-vereador e ex-deputado Lobão. Não sei se a zoeira nacional abala os projetos das bandas de cá.
NOTA - Na tarde deste sábado, o Solidariedade informou que Eurípedes Junior foi afastado da direção. Paulinho da Força assume a presidência – e as encrencas.