O Comitê Intersetorial de Promoção de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió foi criado através da Portaria nº 5.882, de 24 de outubro de 2023.
O Comitê tem o objetivo de substantivar a implementação das políticas antirracistas, como uma rede institucional, colaborativa para entrelaçar expertises das instituições no fortalecimento das políticas relacionadas.
É presidido pela Coordenação Geral de Promoção de Políticas para Igualdade Racial- COGIRAL, Semuc.
E, como estamos sempre em construção, de tempos em tempos, é necessário promover uma Escuta Ativa entre componentes do Comitê- afirma Arísia Barros, coordenadora.
Na reunião ocorrida dia 13 de junho , com a participação da SEMTUR, FMAC, SEMHAB, SEFAZ, ALURB, SEGOV e SEMED, discutimos ajustes internos, enumeramos várias sugestões, propostas, e uma delas foi a criação do Selo Cidade Antirracista, como estratégia dinâmica, para incentivar, impulsionar, potencializar, promover ações antirracistas, no ambiente interno da municipalidade, como também em instituições privadas.
A criação do Selo Cidade Antirracista visa a construção de uma cidade mais equânime, tipo o Programa Maceió é Massa Sem Racismo , fortalecendo assim as articulações institucionais e garantindo os direitos da população negra, a partir das Politicas públicas antirracistas integradas.
A ideia do Selo foi do Milton Batista da FMAC e Arísia Barros, o nomeou com ‘Cidade Antirracista’ e ficou assim Selo Cidade Antirracista.
Após proposta do Selo Cidade Antirracista ser aprovada por unanimidade, a missão do Comitê é criar caminhos para articular as possibilidades de colocar a ideia em prática.
Selo Cidade Antirracista!
E é bem massa, né, não?
O que você acha?