Em Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas, se as eleições fossem hoje o presidente da Câmara Municipal, vereador Allan de Jesus (MDB) - candidato apoiado pelo atual prefeito, Henrique Vilela - seria eleito após uma disputa com o candidato da oposição, o também vereador Caio Borghetti (PP).
O cenário é mostrado em pesquisa realizada pelo Instituto Falpe no município, nos dias 7 e 8 deste mês, na qual 600 pessoas foram ouvidas. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AL-00463/2024.
Na pergunta estimulada “Desses nomes citados, em quem o(a) Sr.(a) votaria para prefeito nas próximas eleições?”, 55% responderam Allan; 29% Caio; 15% não opinaram e 1% disseram “nenhum”.
No questionamento espontâneo (quando o entrevistador não cita nomes), “Se as eleições fossem hoje, em quem o(a) Sr.(a) votaria para prefeito(a)?”, Allan ficou com 49%; Caio Borghetti com 27%; e não opinaram, 24%.
O Instituto Falpe perguntou aos entrevistados também em quem, dos nomes citados, não votariam para prefeito. Com 28%, Caio liderou o índice de rejeição. Allan ficou com 19%; responderam “nenhum” 1% e a maioria (52%) não opinou.
A pesquisa tem margem de erro de 3,83% para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.