Foi meio sem querer que esta coordenadora geral de promoção de políticas para igualdade racial , Semuc, Prefeitura de Maceió, Arísia Barros, folheando as páginas da revista Painel, edição 78/fevereiro/março, se deparou com a matéria da jornalista Allana Paiva sobre Almerinda Farias Gama.
A revista Painel é uma publicação impressa alagoana.
Almerinda Farias Gama é uma advogada maceioense, ícone na luta pela garantia do voto feminino e uma das primeiras mulheres negras a atuar na vida política do Brasil.
A Prefeitura de Maceió, através da Coordenadoria Geral de Promoção das Políticas para Igualdade Racial tem investido na valorização da vida e obra da sufragista, em sua terra natal.
No mês de março foi instaurada uma placa da ilustre maceioense, no Parque da Mulher, no bairro da Jatiúca, orla de Maceió.
Em 16 de maio, através da Lei 22 de 2024 iniciativa da vereadora Olívia Tenório foi criado o Dia Municipal de Almerinda Farias Gama.
No mesmo, 16 de maio, com apoio da Ordem dos Advogados de Alagoas, a Prefeitura de Maceió prestou um tributo a Almerinda e foi realizado o plantio de Baobá na Ordem dos Advogados do Brasil, em deferência a maceioense ilustre.
Nos próximos meses, Almerinda Farias Gama fará parte do Museu de Advocacia da OAB- assim propôs o presidente da Ordem, Vagner Paes.
É a força do Programa Maceió é Massa Sem Racismo levando movimento à luta antirracista.
Almerinda Farias Gama está nas páginas da revista Painel.
Que massa!