Manhã de segunda-feira, 03, e como coordenadora geral de promoção de políticas da igualdade racial , da Prefeitura de Maceió, Semuc,  Arísia Barros,  esteve em reunião com a Adriana Barros, Cidelma Lemos, Angelita Farias e Dalira Lyra , todas eficientes técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar.  

Como representante da coordenadoria de articulação das políticas antirracistas, uma das funções de Arísia Barros, é buscar,  a partir de diálogos novos , renovados  e estratégicos, inserir a pauta racial  nos ‘currículos’ dos órgãos municipais, como também incentivar a formação de redes para o enfrentamento ao racismo.

Substantivar a ideia  de que  articulação entre pastas e a escuta permanente e ativa  torna o caminho menos íngreme para alcançarmos, de uma forma coesa,  a política de  solução.

No meio da conversa ,Adriana Barros joga a  palavra interseccionalidade, no meio da roda  e exploramos significados e sentidos práticos..

Falamos sobre possibilidades e expectativas, a quebra de paradigmas , estereótipos naturalizados, a necessidade de agregar mais e mais gentes, no aprendizado  das políticas antirracistas, a necessidade da apreensão do conceito básico:’ o que é racismo?

Esta coordenadora, ouve atenta e  acolhe o ‘estranhamento’ que a pauta racial, ainda provoca quando se fala em ‘prioridades’ nos planejamentos institucionais.

Afinal, porque é importante falar sobre racismo?

E para responder a questão, a Prefeitura de Maceió , criou o Programa Maceió é Massa Sem Racismo, como um instrumento que possibilita trazer novos e diversos saberes e vozes para o campo de políticas públicas.

Afinal, precisamos de respostas, não é mesmo?

Obrigada meninas, pela manhã cheia de palavras , café e aprendizados.