Se o vice for indicado pelo deputado federal Arthur Lira, parte do futuro político do prefeito de Maceió, JHC, estará nas mãos - se reeleito - do nome de confiança do deputado.

Por isso, segundo uma fonte, há uma tese que avalia que JHC não sairá da prefeitura para disputar o governo ou o Senado em 2026.

Porque se optar pela reeleição com o senador Rodrigo Cunha como vice, a sua mãe, Eudócia Caldas, assumiria o Senado. E o seu passo seguinte seria negociar com lideranças do Legislativo a sua não candidatura.

Mas recebendo em troca um dos dois votos para a reeleição de sua mãe e apoio para eleger um deputado federal de sua confiança, que poderia ser sua esposa, Marina Candia.

O que ganha a Assembleia com esse acordo? Mais poder para influir na escolha das candidaturas ao governo e Senado.

E quanto aos aliados Arthur Lira e Rodrigo Cunha? Poucos fazem política sem deixar 'corpos' para trás.

Ainda de acordo com essa tese, se Arthur Lira indicar o vice quem iria negociar com os deputados estaduais seria o próprio parlamentar.  

Portanto, Arthur e JHC devem decidir "quem vai dar balão em quem".

EM TEMPO - Se o candidato a vice-prefeito for da confiança do prefeito, Arthur verá o seu projeto de disputar uma vaga no Senado sob altíssimo risco, uma vez que também estará fora da presidência da Câmara.