As redes sociais vieram abaixo com o arraiá que embalou a fina flor da advocacia alagoana. Na última sexta-feira, dia 24, a OAB Alagoas reuniu mais de 5 mil pessoas numa festa de arromba. Os dados são da própria entidade em mensagem que comemora o sucesso do evento. A festança varou a madrugada na sede da secção alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada no baladeiro recanto de Jacarecica.

Estaria tudo certo, não fosse por um detalhe que desafinou a sanfona e atravessou o talento das atrações da noite. Segundo informa o incansável Ricardo Rodrigues na Tribuna Independente, uma multidão se revoltou nas redes ao saber que a prefeitura de Maceió bancou parte do palhoção. O município destinou 280 mil reais para garantir o remelexo e o arrasta-pé de advogados, advogadas e convidados. Aí é problema.

Como explica a reportagem da Tribuna, trata-se de uma festa particular, promovida por uma entidade privada com arrecadação que lhe garante uma existência abastada. A bem da verdade, o orçamento da Ordem é uma caixa-preta. Quem não está adimplente com a anuidade teve de pagar ingresso, a 150 reais. Havia até cambistas. Entidades que batalham por movimentos populares de cultura reagiram com indignação. Faz sentido. 

Fala o presidente da OAB-AL, Vagner Paes: “Com 100% de patrocínio, mostramos como se faz um grande evento e marcamos o início das festas juninas na capital alagoana”. O que me encanta é a mistura de modéstia e bom senso. Paes considera a farra com sua patota o “início das festas juninas” da nossa indefesa Maceió. Quem delegou a uma categoria profissional da elite o papel de abrir o calendário oficial do São João? 

Vagner Paes aparece na ponta direita da foto acima. Do lado oposto vemos o senador Rodrigo Cunha e sua namorada Millane Hora. Ela foi uma das atrações musicais da noite forrozeira. O cachê dos artistas não foi divulgado. O patrocínio da prefeitura foi publicado no Diário Oficial no mesmo dia do show – o que indica o trâmite formal tocado às pressas. Tudo muito sério. É o padrão dos jovens que renovam a política.

O senador arapiraquense Rodrigo Cunha e o prefeito João Henrique Caldas se orgulham de representar essa renovação da vida pública. Pelo visto encontraram no jovial presidente da OAB mais um parceiro na defesa das boas causas.