A Clara é uma jovem de 21 anos, estagiária de jornalismo na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Semed
Esta coordenadora geral de promoção de políticas de igualdade racial, Semuc, Prefeitura de Maceió Arísia Barros, conheceu o trabalho da moça, quando recebeu convite da secretária de educação, Jó Pereira para palestrar na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em 2023.
Mesmo ainda, no processo de aprendizagem foi gratificante perceber o interesse da moça pela temática racial, a vontade de aprender e o olhar atento, além do profissionalismo focado,
Após o término da Bienal, Clara se colocou à disposição para voluntariamente ‘registrar ’ ações do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, da Cidade Sorriso, Benedito Bentes 1.
É uma menina nova que vem aprimorando um olhar inteligente sobre tempos, fatos, pessoas, causas.
E que coisa boa é ser acompanhada por essa jovem aprendiz de jornalismo, quando estamos exercitando o Ubuntu, a troca de experiências, nesses tempos de debates urgentes do mundo contemporâneo.
E mais importante é a gestão ‘para além’ da secretária Jó Pereira , que agrega e reverbera o debate da interseccionalidade e das políticas públicas como um instrumento que possibilita trazer novos e diversos saberes e vozes para o campo de políticas públicas antirracistas.
Gratidão a Vanessa Alencar, assessora de comunicação da Semed, que dentro do cronograma da Secom tem reservado um espaço para “emprestar’ a Clara no reforço da pauta racial da Semuc.
É feito um Encontro de Ideias entre secretarias.
E nesse Encontro de Ideias todo mundo ganha, ampliando a articulação para difundir mais e mais o Programa Maceió é Massa Sem Racismo, não é?
A ancestralidade se reencontra em gestos e posturas de respeito e partilha..
Obrigada, Jó!
Obrigada Vanessa Alencar!
Salve, Clara!