Dia 24 de maio de 2024, ( véspera do Dia de África), a Prefeitura de Teotônio Vilela, Alagoas,  inaugurou a Escola Quilombola Izídio Alves de Farias, ( que a gente vai falar em outro texto), além  da Fábrica de Bolo e uma igreja católica.

Ufa!

Foram inaugurações importantíssimas para o território negro da comunidade remanescente quilombola, Abobreiras, e o prefeito de Teotônio Vilela, convidou, Arísia Barros, coordenadora geral de promoção de  politicas de igualdade racial, Semuc, da Prefeitura de Maceió para participar da solenidade.

Que convite magnífico e, ,é  claro que aceitamos, e levamos uma representação significativa, do Programa Maceió é Massa Sem Racismo, com gente da Semuc, Semed, Sefaz, Comitê Municipal  de Promoção de  Políticas de Igualdade Racial e a representação da sociedade civil, através do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas.

Coisas boas precisam ser compartilhadas, né?

E aqui vale abrir parênteses, para  registrar a recepção com todas as honras, acolhedora e afetiva do prefeito, Peu Pereira. 

Sigam os passos:

Ainda na estrada  recebemos, via zap-zap mensagem do prefeito, avisando que estava à espera.

Quando chegamos ao município já tinha um assessor do Peu Pereira  nos aguardando ( que gentil!)  e encaminhou o grupo para uma rápida refeição no Empório Menestrel, um local que reúne artesanato local, culinária, cultura e ainda espaço para eventos. ( que lugar funcional e bonito, e o atendimento foi de primeira).

Todo mundo alimentado e fomos nós em direção ao Quilombo Abobreiras, e aí , entramos no clima das celebrações.

E que orgulho para esta ativista celebrar a experiência ímpar de assistir projetos saírem do papel, pela  vontade política de um gestor municipal que propõe um diálogo amplo, aprofundado com nossa ancestralidade.

Território.

Identidade.

Representatividade.

Após as inaugurações, Peu Pereira ofereceu, um lauto  almoço, e no cardápio tinha feijoada, ao público presente, e nós, do Programa Maceió é Massa Sem Racismo,  estávamos lá , partilhando dessa atmosfera de possibilidades, juntando a empatia, respeito à causa e proximidade,

A recepção de Peu Pereira à equipe da Prefeitura de Maceió foi  com todas as honras. 

 

 

 

Foi massa, João Henrique!