A Escola Municipal José Pacheco Filho, ( ensino fundamental), no município de Teotônio Vilela criou uma AfroTeca para atender a comunidade escolar.
E , o 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, (criado pela UNESCO), marca a data da inauguração.
Que coisa mais linda!
Em um espaço aconchegante, e a partir das leituras, contações de histórias, as crianças interagem com a profundidade da riqueza histórica e cultural da questão negra e promove uma varredura nos conceitos estagnados.
É um processo pedagógico significativo de ruptura da versão única da história que se conta.
A iniciativa da Escola traz uma importância singular, porque informa, educa, conscientiza e estabelece uma estratégia dinâmica de transformar a leitura em uma grande e preciosa ferramenta de educar, ao mesmo tempo, que promove letramento racial, instiga interpretações do mundo.
Que coisa fantástica!
Segundo , Josenilde Barbosa, coordenadora da Educação e Diversidade, da Semed de Teotônio: ‘As AFROTECAS são orientações da Coordenação de Educação e Diversidade, a partir das Leis 10.639 e 11.645.
Até o final do ano todas as nossas escolas terão um espaço com acervo de livros, jogos e brinquedos que contemplem a temática racial e o ensino da história e cultura africana'- finaliza
Que maravilha!
A AFROTECA de Teotônio inaugura um processo de resgate legitimo da memória e história do povo negro, a partir da educação.
Salve!