Almerinda Farias Gama (16 de maio de 1899 – 31 de março de 1999) foi uma figura proeminente na história do Brasil, conhecida por sua atuação como advogada, sindicalista e política. Nasceu em Maceió, Alagoas.
Faz 33 anos que o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo entrevistou Almerinda Farias Gama, a maceioense , advogada negra, ícone na luta pelo voto feminino.
Em conversas com, esta coordenadora geral de promoção das politicas da igualdade racial da Prefeitura de Maceió, Joel Zito Araújo, falou, em redes sociais, sobre o filme Almerinda, Uma Mulher de Trinta, datado de 1991, dele e de Ângela Freitas.
Segundo material divulgado por Joel Zito, o filme resgata a história de vida da militante feminista dos anos 30, a maceioense, Almerinda Farias Gama, participante da luta pelo direito de voto da mulher, na Constituinte de 1934 e ativista da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, junto a Bertha Lutz.
O filme propõe repensar o lugar e os problemas enfrentados pelas mulheres,, e as mulheres negras, em específico, em tempos distintos da nossa história. É pensar a história das mulheres e as lutas por elas travadas no Brasil.
Em ‘Almerinda, Uma Mulher de Trinta’, a vida da advogada negra e militante feminista, contada em primeira pessoa, pincela novas perspectivas sobre o movimento sindical do início do século XX, e sobre a primeira onda do feminismo no Brasil. Almerinda e sua companheira de luta feminista Berta Luthz (a quem ela faz referência no filme), são personagens marcantes da história brasileira e da história das mulheres, pouco lembradas e citadas nos livros didáticos e currículos escolares.
Sua presença no filme possibilita que professores e professoras proponham pesquisas e trabalhos sobre o período que elas viveram e as lutas que elas travaram.
Em conversas com esta coordenadora da igualdade racial , Semuc, da Prefeitura de Maceió , o cineasta Joel Zito Araújo, falou sobre o filme ‘Almerinda, Uma Mulher de Trinta’.
E o 'Programa Maceió é Massa Sem Racismo' trazendo Almerinda de volta à sua terra natal.
Salve!