No meio da tempestade, uma notícia parece fora de hora. “Um jantar entre amigos”. Com essas palavras singelas, o anfitrião Luciano Huck classificou o convescote que promoveu em sua mansão para receber Roberto Campos Neto. O presidente do Banco Central, xodó das elites e do mercado, atua para garantir a margem de lucro de especuladores milionários na ciranda financeira. Eleitor de Bolsonaro, tenta sabotar o atual governo.
Os convidados foram à residência do apresentador da Globo, no Rio de Janeiro, para um bate-papo sobre tudo, menos política. Foi o que informou Huck, mostrando que tratar o público feito idiota é um dos esportes favoritos dessa gente. Segundo a jornalista Monica Bergamo, na Folha, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estaria entre os convidados. Completam a mesa jornalistas da Globo, num total de 15 comensais.
O que significa exatamente essa presepada? O animador de auditório é dominado pela ideia fixa de ser presidente do país, e não é de hoje. Em 2018, ele praticamente anunciou a candidatura em artigo publicado na imprensa. Chegou a ser incentivado publicamente por FHC e outros nomes da política. Ao perceber que a fábula da “terceira via” não tinha uma página de apelo eleitoral, caiu fora fingindo que jamais pretendeu a eleição.
Três anos depois, lá estava o rapaz ciscando atrás de apoio para ser candidato em 2022. Mas, em junho de 2021, veio a público de novo para renunciar a uma possível candidatura. Em vez disso, preferiu renovar o contrato na Globo e ganhar uma fortuna para substituir Faustão aos domingos. Agora, já de modo tediosamente previsível, retorna ao noticiário com maquinações para a disputa ainda longe de 2026.
O dado revelador no jantarzinho do Brasil paralelo é a presença do brucutu governador de SP. É um recado com alternativa dupla para os donos do dinheiro. Pode ser Huck, pode ser Tarcísio de Freitas. O apresentador tem uma rede ampla pelo país, com a irrigação de ONGs a serviço de suas “causas humanitárias”. Aliás, a prefeitura de Maceió tem uma tabelinha de alguns anos com o marido da Angélica. Tudo em nome do povo.
A diferença entre Huck, Tarcísio e Bolsonaro está no cardápio, na grife e na trilha sonora. Campos Neto é o consultor para negócios futuros. Na essência, é tudo o mesmo lixo.