Por que uma mulher apanha ? Será que ela gosta ?
Vamos lá , Isso tudo é muito mais que apanhar, é sobre ser roubada de si mesma.
Quando uma mulher apanha , ela antes passou por um longo período de graduais violências físicas e sobretudo pela violência emocional/psicológica . E essa última é capaz de colapsar uma mulher.
Quase como um buraco negro, que vai sugando toda a luz e vida existente, será assim uma relação abusiva na vida de qualquer mulher.
O batismo desse ciclo violento jamais será um soco no rosto. O primeiro movimento é sútil, e se ela não estiver muito atenta, talvez nem perceba. O início pode ser uma crítica à sua roupa ou às suas amigas, um grito, um empurrão , um silêncio de punição ou um gaslighting( manipulação que faz duvidar do seu potencial ou de algo que falou/ viu) . Poderá ser uma fala “ sua família não te ama “ ,“ ninguém vai te querer “ ou”sua sorte sou eu “.
Você percebe !? É sútil ! Esse homem Vai minando a mente dessa mulher, e ela irá duvidar da sua sanidade e/ou potencial.
O ciclo começa a ser firmado, quando logo após o vale escuro de agressões, vem uma linda montanha chamada “lua de mel “. Na qual o agressor ficará mais suave que uma seda, mais gentil que um príncipe encantado , e a mulher será colocada num pedestal .
Nenhum relacionamento abusivo é 100% terrível, e é justamente essa oscilação de ‘muito bom’ e ‘muito ruim’ , que vai reforçar a dependência emocional da vítima .
Quando se percebe já está dentro do buraco negro. Ela foi sugada, e está lá sozinha . Pois o seu abusador , estrategicamente, a isolou , destruindo sua rede de apoio. Ela provavelmente , já terá se afastado de todos, justamente para defender o seu algos. E é exatamente por esse motivo , que essa ela vai mergulhar em sua profunda vergonha e não pedirá ajuda .
Nesse momento, isolada e colapsada , dentro de uma bolha criada por seu homem , as agressões se intensificam, e tudo fica mais violento . É agora que as pessoas vão começar a perceber alguns sinais , como uma roxa , uma blusa longa em dias quentes , cancelamentos constantes de encontros com amigos e família , e sobretudo uma tristeza no olhar que toma conta de todo o ser , pois essa mulher já não consegue mais brilhar .
Nesse estágio ela pensará em ir a uma delegacia ou pedir ajuda . Porém , a vergonha de ser exposta em praça pública , o medo dos julgamentos e o temor da impunidade na justiça , não só freiam essa mulher , mas são como um coice forte no peito . Entao , ela recua , paralisada , sem esperança alguma . O que resta apenas é chorar sozinha , e tentar sobreviver , pois viver plenamente já não é mais possível .
Então , quando você perceber sinais de relacionamento abusivo , não diga : “ eu vi uma foto deles sorrindo na rede social. Ela gosta de de apanhar !“ . Escolha ligar para o 180 e faça uma denúncia anônima ou simplesmente ligue para essa mulher e diga que você marcou uma sessão numa Psicóloga para ela . Isso sim vai ajudar . Pois irá salvar a vida dessa mulher e de toda a sua descendência .
Ajude a dar nome a essa dor : dependência emocional e relacionamento abusivo .