Os senadores da CPI da Braskem desembarcaram em Maceió no final da manhã desta quarta-feira (8) para inspecionar os cinco bairros afetados pelo afundamento do solo causado pela exploração de sal-gema que obrigou cerca de 60 mil famílias a desocupar mais de 15 mil imóveis na capital alagoana.
A comitiva que chegou em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e desembarcou no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares é composta pelos senadores Omar Aziz (PSD) o relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT) o senador Rodrigo Cunha (PODEMOS) e o senador Dr° Hiran (PP), além de assessores parlamentares.
Assim que chegaram ao aeroporto, os parlamentares foram recepcionados por representantes de moradores dos bairros afetados, que com faixas e cartazes pediam “Socorro CPI”. “Os bairros afetados pelo crime da Braskem estão abandonados aqui em Maceió, Alagoas”, disse um dos manifestantes.
Após sair do aeroporto, a comitiva seguiu para a comunidade Flexal de Baixo, localizada no bairro Bebedouro —o primeiro ponto da inspeção realizada pelos senadores em solo alagoano.
A visita oficial ainda contará com uma reunião com procuradores do Ministério Público Federal (MPF), conversa com os moradores e empreendedores, além de uma coletiva de imprensa.
O senador Rodrigo Carvalho (PT) afirmou que a comissão irá concluir e apresentar o relatório final no dia 15 de maio.
A CPI no momento questiona os acordos e o valor do dano moral pago por terreno pela mineradora. Ainda há o questionamento sobre a transferência de propriedade da região afetada para a Braskem.