Um clima de tensão se instalou entre dois fortes aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Durante sessão na Câmara de Maceió, nesta terça-feira (7), o vereador João Catunda atacou a secretária de Educação do município, Jó Pereira, que também é prima de Lira, dizendo que a pasta comandada por ela vem tratando os vereadores com “soberba e arrogância”, o que, segundo ele, “são ingredientes para a queda”.

 "Já vimos movimentações de vereadores pedindo que secretários respondam, para que a gente tenha informações. A partir do momento que começam a usar da soberba e prepotência para tratar com a Câmara de Vereadores, fico muito triste com isso porque sei que são características que nenhum vereador tem e trata as pessoas, mas a partir do momento que essas características são usadas com os vereadores, cabe a mim defender cada um de vocês, e lembrar que tanto a soberba quanto a arrogância e a prepotência são bons ingredientes para uma queda. E a gente tem que pensar fortemente quando vamos utilizar esse tipo de característica, quando vamos utilizar e com quem vamos utilizar essa característica”, disse Catunda.

A fala do parlamentar surgiu enquanto ele criticava a falta de transparência da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre processos que envolvem Organizações da Sociedade Civil (OSC) na pasta, alegando que a educação municipal tem, inclusive, privilegiado OSCs de fora do estado, em detrimento a entidades ligadas a vereadores e que realizam trabalhos juntos à comunidade maceioense.

Resta saber como a animosidade gerada entre os dois aliados de Lira será resolvida, pois não é interessante para o clã político do presidente da Câmara ter esse tipo de rusga entre seus parceiros, muito menos em Alagoas, onde é preciso unir forças para derrotar a ferrenha oposição do próximo pleito.

Caberá a Lira acalmar os ânimos e atenuar a tensão entre seu aliado de primeira hora e a prima parceira?