A Prefeitura de Maceió, através da Coordenadora Geral de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, Arísia Barros, recebeu convite do ministro da educação, Camilo Santana para participação na reinauguração do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação, o Cetremec, na segunda-feira, 06 de maio. .
Segundo o MEC, o projeto de revitalização do Cetremec busca resgatar a memória institucional do espaço, terá salas com nomes de educadores e educadoras brasileiras, contemplando questões de gênero, raça e diversidade, resguardando sua arquitetura original, mas implementando recursos de acessibilidade na estrutura física, para a execução de atividades pedagógicas, administrativas e de exposições permanentes e itinerantes, cujo objetivo é retratar elementos históricos da educação brasileira.
E , como uma forma prática de retratar esses elementos históricos ocorrerá, ainda a abertura da Exposição Educadoras e Educadores Brasileiros.
E dentre as educadoras homenageadas destacamos a jornalista, professora e política catarinense, Antonieta de Barros.
Antonieta foi uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil, e a primeira negra a assumir um mandato popular. É uma grande inspiração para as lutas contemporâneas do movimento negro.
Foi Antonieta de Barros quem criou a efeméride do dia da professora e do professor.
Como biografa referenciada da vida e obra de Antonieta de Barros, livrando-a do apagamento social histórico, Jeruse Romão, uma das ativistas ícone do movimento negro e professora catarinense, fará a apresentação de Antonieta.
Vida longa para o MEC.
Parabéns Jeruse Romão.
Salve, Antonieta de Barros!
