O DataTrends divulgou o resultado de uma primeira pesquisa registrada sobre a disputa pela Prefeitura de Maceió, com dois cenários (um espontâneo e outro estimulado).
No primeiro, quando os nomes não são apresentados aos eleitores, o atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL) surge com 39% das intenções de votos. O deputado federal Rafael Brito (MDB) é o segundo com 4%. Na sequência surgem o ex-deputado Lobão (Solidariedade) e o ex-vereador Ricardo Barbosa (PT) com 1% cada.
Neste cenário, 54% dos eleitores ouvidos disseram que não sabem em quem votar ou não quiseram responder a pergunta.
Quando a indagação é feita de forma estimulada, JHC surge com 71% das intenções de voto. Rafael Brito com 6%, Lobão com 3% e Ricardo Barbosa com 1%. O número dos que votariam branco ou nulo soma 11% e apenas 5% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-07149/2024. A margem de erro máxima é de 3,46% e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 800 eleitores, conforme o DataTrends.
O Instituto também simulou possíveis segundos turnos. No primeiro cenário, JHC teria 74% contra 8% de Rafael Brito. Os que votariam branco ou nulo somariam 14%, já os que não sabem ou não responderam são 4%.
Em confronto com Lobão, JHC teria 73%. O candidato do Solidariedade ficaria com 5%. O número de brancos e nulos corresponde a 18% e quem não sabe ou não respondeu fica em 4%. O DataTrends também
Quando o eleitor é indagado sobre a “percepção de vitória”, ou seja: quem ganha a eleição de 2024, 84% dos ouvidos afirmam que JHC deve ser reeleito. Já para 3%, Rafael Brito possui chances. 1% dos eleitores afirmam que Ricardo Barbosa, Lobão ou Lenilda Luna podem sair vitoriosos. Outros 10% não souberam o que responder.