Em 5 meses de existência, o  Programa Maceió é Massa Sem Racismo, Semuc, Prefeitura de Maceió  tem alinhavado caminhos e agarrado oportunidades de agregar mais e mais gente em um processo atípico de letramento racial.

É uma tarefa, um tanto, herculana propor releituras do ‘abc social  padrão’, cheio de dogmas já tão naturalizados, nos espaços de tantas pessoas.

O Programa Maceió é Massa Sem Racismo, sob a coordenação da professora Arísia Barros, tem investido em estratégia, como o ‘Encontro de Idéias’ que  cria e recria diálogos, fortalecendo a caminhada

E , os diálogos têm sido extremamente importantes para pautar uma conversa interna institucional  de rede.

E essa conversa foi envolvendo todas as pastas da Semuc, Mulher, PCDs, LGBT+, Pessoa Idosa e qualificando na perspectiva de  estabelecer olhares mais amplos, para além das caixinhas..

A  partir das suas especificidades e de pesquisas  foi feito o comparativo, de  como a vulnerabilidade aumenta quando agregada a questão do racismo.

Uma pessoa  com  deficiência sofre preconceito, mas, quando ela é negra, a duplicidade da exclusão social, e principalmente no mercado de trabalho,  é mais agressiva.

Foram muitas e tantas conversas, até encontramos a cereja do bolo e  iniciamos um processo de movimentar conhecimentos, trocar ideias.

Quando esta coordenadora geral da igualdade racial falou em gravarmos vídeos, a partir das efemérides afro-negras para refletir sobre mulher x racismo, pessoa idosa x racismo, PCDs x racismo, pessoa idosa x racismo, ‘eureka’, as minhas companheiras de trabalho toparam.

-Estamos dentro, Arísia Barros!

E, na tarde de segunda-feira, sob o olhar afetivo de Berg Dantas, realizamos o piloto do projeto, ‘Letramento Racial, em Movimento’, com a pauta Mercado de Trabalho, uma criação de  Arísia Barros, roteiro do  Berg Dantas, gentilmente cedido pela parceria com a vereadora Olívia Tenório.

Estrelando Karol Cabral (chefe de gabinete) ,Renata Mélo ( pastas PCDs-assessora de apoio) Laura, ( pasta PCDs) Cris, Yane ( pasta da pessoa idosa) , Kleiton Castro ( coordenador geral da diversidade sexual), Klinnstians, ( jovem aprendiz),  Ana Paula( secretária da Semuc), Arísia Barros

É  o Programa Maceió é Massa Sem Racismo inventando  uma  maneira acessível de propor reflexões, a partir do Letramento Racial.

Corre lá pro Instagram da Semuc.

https://www.instagram.com/reel/C6byCAtrYq5/?igsh=cDh0c2M1ZmRxZnZt

O vídeo ficou bem massa!

Depois comenta o que achou.