Trabalhadores rurais ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Maceió, nesta segunda-feira (29), como forma de protesto contra a nomeação do novo superintendente do órgão, Junior Rodrigues do Nascimento, que substituiu Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Wilson César de Lira Santos deixou o cargo no último dia 16 de abril, após pressão dos movimentos agrários. No entanto, o novo superintendente não agradou aos movimentos agrários, que se manifestaram, em nota, alegando que ele também foi indicado por Arthur Lira.
"Camponeses e camponesas repudiam a nomeação que representa a continuidade da gestão com traços de bolsonarismo, herdada pela condução de César de Lira", diz trecho da nota.
Participam da ocupação integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento Social de Luta (MSL), do Movimento Popular de Luta (MPL), do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), do Movimento Terra Livre, da Frente Nacional de Luta (FNL) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).