Na política alguns candidatos mudam os discursos e adotam uma nova roupagem, principalmente na época das eleições, para tentar conquistar a confiança dos eleitores. Essa prática também é conhecida como “rebranding”, que a grosso modo, é um processo de “repaginada de uma marca”. Em Jequiá da Praia, localizada no Litoral Sul de Alagoas, essa prática também existe.
A vereadora e pré-candidata à prefeita, Bya Alves, tenta passar uma imagem de quem traz o novo para o município. Mas não é preciso voltar muito para recordar que ela era apoiadora, aliada política e fiel escudeira da ex-prefeita Jeanynne Beltrão.
Durante os quatro anos em que esteve à frente do Executivo, a gestão de Jeanynne foi marcada pelo descaso e abandono com o povo jequiaense, deixando a cidade sem avanços e sem desenvolvimento.
Além da parceria, a pré-candidata Bya Alves também foi denunciada e investigada por um “cargo fantasma”, onde recebeu durante o governo de Jeanynne por um função em que ela estava afastada. O caso veio à tona e foi denunciado durante a atual gestão do prefeito Felipe Jatobá, que pediu que ela devolvesse cerca de R$ 78 mil aos cofres públicos.