Após tomar conhecimento, por meio do blog, sobre o Projeto de Lei, de autoria governamental, para a transferência de R$ 8 milhões em recursos do Detran para o Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal) voltou a cobrar o retorno da autonomia administrativa e financeira do órgão, a realização de investimentos e de concurso público.
Roberto Martins, vice-presidente do Sinsdal, frisou que o Sindicato não é contrário ao repasse de recursos do Departamento para outros órgãos e secretarias, “mas o que para nós não faz sentido é que não haja, na mesma proporção, investimentos no próprio órgão. O Detran tem que gastar dinheiro no Detran. O governo anterior não deixava e o governo atual continua com essa mesma postura, cria estruturas de controle externo, submete o Detran a esses controles, para impedir o Departamento de fazer os investimentos”, prosseguiu Roberto.
Para o Sindicato, “tanto o governo anterior quanto o atual tiram a autonomia administrativa e financeira do Detran para que ele não gaste, para pegar o dinheiro do Detran e mandar para outros órgãos e secretarias".
Roberto contou que a categoria levará o assunto ao diretor-presidente do Departamento, com quem já tinham uma audiência agendada para tratar de outras pautas.
“Precisamos urgente da realização do concurso para 160 novos servidores e reivindicamos a volta da autonomia administrativa do órgão. O Detran precisa ter o direito de pegar parte dos recursos que possui para investir na própria autarquia. Temos problemas estruturais históricos que não foram resolvidos. Para nós, continua não fazendo sentido ter recursos para ajudar outros enquanto nós padecemos de falta de investimentos sem que o governo possibilite investimentos no Detran com recursos do Detran. Essa era a posição do governo anterior e, lamentavelmente, do governo atual também", reforçou o sindicalista.