Uma das maiores pioneiras, entre as mulheres negras, na política, a maceioense Almerinda Farias Gama é intelectual, sindicalista, advogada e importante liderança, com papel fundamental, para a conquista do voto feminino no Brasil, (movimento sufragista brasileiro de 1932).
Para homenagear, resgatar vida e obra de Almerinda Farias Gama, Arísia Barros, coordenadora geral de promoção de políticas da igualdade racial, Semuc, Prefeitura de Maceió , através do Programa Maceió é Massa Sem Racismo, solicitou à vereadora Olívia Tenório (PP), a criação do Dia Municipal de Almerinda, em 16 de maio, que marca o nascimento da advogada.
Reafirmando o compromisso com a pauta racial, a vereadora , Olívia Tenório apresentou o PL ao Legislativo Municipal, que foi aprovado, com louvor.
O PL, de autoria da vereadora, Olívia Tenório é uma outra forma de contar histórias, desafiar a invisibilidade histórica de personalidades negras, como medida de equidade para criar condições mais igualitárias, em gênero e raça, principalmente, nos bancos das escolas.
O texto vai passar pela sanção do prefeito, João Henrique, JHC (PL).
E assim, a capital Maceió, terá o dia 16 de maio, como Dia Municipal de Almerinda Farias Gama..
Justa homenagem!
Obrigada, vereadora Olívia Tenório!
Ubuntu!