Jó Pereira é secretária de educação do município de Maceió, (Semed), desde de 2023.
E foi na gestão da secretária, Jó Pereira, que foi criada a Coordenadoria de Direitos Humanos.
A primeira coordenadoria da história, na educação municipal de Maceió.
O professor doutor Luciano Amorim é o coordenador dos Direitos Humanos.
A Semed é uma das secretarias que participa do Comitê Municipal de Promoção de Políticas para Igualdade Racial, Semuc, da Prefeitura de Maceió, tendo como representantes, o Luciano e a professora Edilene Marques.
Na mais recente reunião do Comitê, (18/04), Luciano apresentou os avanços da Semed na questão dos Direitos Humanos, como o lançamento do primeiro curso de língua portuguesa para estrangeiros, com o objetivo de promover mais uma politica de inclusão da etnia venezuelana Warao, na capital alagoana, que aconteceu na sexta-feira (19), um dia de luta e celebração pelos direitos indígenas.
O lançamento se deu na Casa de Ranquines, localizada na Cidade Universitária.
O professor , bem entusiasmado, reverenciou o próximo lançamento , ou, seja o Caderno de Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
-A proposta é criar um manual nosso, que pretende ser um guia para fortalecer os marcos legais de promoção da igualdade/equidade racial, no contexto escolar.
Estamos construindo um bom alicerce pedagógico nesse quesito afirma Luciano, e isso só é possível, porque temos na secretaria, Jó Pereira, uma gestão que entende a importância da diversidade- finaliza.
Segundo Jó Pereira: ‘A criação da Coordenadoria de Direitos Humanos objetiva, principalmente, a otimização dos temas transversais na educação. E a inserção da temática étnico-racial visa garantir uma educação que experiencie propostas de superação do racismo e as desigualdades geradas por ele.
Tenho trabalhado muito para que, na prática, aconteçam coisas em que acredito, e que some para o bem-estar social.’ - conclui, Jó.
Maceió é Massa Sem Racismo!