O período de Páscoa é o mais importantes para quem atua no varejo dos produtos de chocolate. Valores celebrados nessa época do ano como amor, amizade e renovação acabaram incorporados nas estratégias de marketing dos mais variados segmentos, mas foi na confeitaria que eles encontraram a perfeita tradução nos ovos de chocolate e suas variações.
Muitos tentam explicar a origem da adoção dos ovos como símbolo da Páscoa. Os povos da Antiguidade, como os persas, por exemplo, viam o alimento como sinônimo do renascimento, muitos antes do calendário cristão determinar as celebrações da Semana Santa, coma Sexta-Feira da Paixão seguido do Domingo da Ressurreição.
Regiões da Europa como a Ucrânia e a Polônia (antes mesmo da chegada do cristianismo) e a China associavam o ovo à renovação, fartura e colheita, incluindo fatores que vão desde a criação do mundo até a comemoração do fim do inverno. Na época, porém, a tradição era pintar ovos de galinha.
Os ovos de chocolate são derivados de uma tradição iniciada no século XII, na França, depois da volta de Luís VII da segunda Cruzada, ele foi recebido com festa e com vários produtos das terras conquistadas, incluindo diferentes tipos de ovos, em louça, vidro, madeira, até ouro e pedras preciosas.
Os ovos de chocolate só surgiram séculos depois, e têm a origem atrelada às confeitarias francesas, que passaram a esvaziar os ovos e enchê-los com chocolate. Daí para as versões contemporâneas foi um pulo. Hoje em dia, o chocolate está em tudo: ovos, bolos, bombons e esculturas de coelhos, animal que também simboliza a Páscoa por se reproduzirem rapidamente, representando fertilidade e vida nova.
Mercado
Em Alagoas, os pequenos negócios recorrem a todo tipo de plano para conquistar o consumidor, em especial os “esquecidos”, aqueles que ainda não compraram ovo de Páscoa ou demais produtos ligados à data. Eles sabem que disputam mercado com os grandes supermercados e lojas de departamento que representam os ovos e demais produtos industrializados de chocolate.
“A ideia é usar a criatividade e inovar. É importante estimular o cliente com opções variadas, descontos facilidade de entrega e fabricação artesanal que pode colocar seus produtos à frente da concorrência”, destaca Vania Britto, analista do Sebrae Alagoas. “Inovar também é uma opção. Tenho uma cliente que vende açaí e criou um ovo de páscoa de açaí”, revela.
A Café Jardim (@cafejardim_cafeteria) criou várias opções de ovos de Páscoa para agradar a clientela, entre eles o Ovo Oreo, o Ovo Café Duo Bombom, o Ovo Ninho com Nutella e o Ovo Dupla Perfeita.
A cafeteria também desenvolveu embalagens, como as caixinhas em forma de ovos (caixinhas recheadas internamente com coelhinhos de chocolate ao leite) e as caixinhas da felicidade (duas escolhas de caixinha lindas e sofisticadas, cheias de chocolate ao leite).
A Doce Maria (@docee_mariaej) também não poupou criatividade na hora de produzir ovos de chocolate. Ninho com Morango, Explosão de Oreo, Chocolatudo de Morango, Brigadeiro Cremoso, Ninho com Nutella, Sensação de Maracujá e Casadinha Dupla são algumas das versões criadas pela empresa.
Mas não são só as docerias que investem no tema de Páscoa nessa época do ano. A Novo Mundo Pizzas (@novomundopizzas), por exemplo, sempre cria uma de sabor exótico a cada ano. “Com relação à Páscoa, todo ano criamos um sabor especial apenas para a data. Esse ano será a pizza de Chokito”, conta a empresária Juliana Almeida.
No período que antecedeu a chegada da Páscoa, o Sebrae desenvolveu algumas ações para os empreendedores, principalmente com foco no uso das redes sociais para engajar a clientela. “Criamos um calendário de datas comemorativas. Utilizando as datas especiais, os empresários podem impulsionar suas vendas a partir de dicas valiosas de marketing sazonal”, revela Vânia Britto.