A Prefeitura de Maceió, através da Coordenadoria Geral da Igualdade Racial, Semuc, realizou dia 25 de março, o I Encontro Municipal de Equidade no Trabalho e na Educação no SUS, sob tema: ‘Interseccionalidade de raça, etnia, gênero e a descolonização da Saúde, ou a Equidade em debate’.
O I Encontro ,que aconteceu no Auditório da Prefeitura, bairro de Jaraguá, trouxe a Alagoas representantes do Ministério da Saúde e do Hospital Oswaldo Cruz.
Diversos debates protagonizados por Isabela Cardoso Pinto, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS criaram a aproximação do tema com o público presente.
O público composto, majoritariamente, por diversos segmentos da saúde, contou também com segmentos especificos, como fazenda, habitação, educação, quilombolas, movimento negro e membros do Comitê Municipal Intersetorial da Igualdade Racial, da Prefeitura de Maceió.
Isabela Cardoso Pinto fez uma apresentação detalhada sobre o Programa
“O Programa Nacional Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do SUS, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) tem mostrado resultados muito positivos e vai se concretizando, como uma ação de aprendizado observando as diferenças e vulnerabilidades sociais, tendo como princípio basilar, a Equidade no SUS.
E com essa ação primeira, a Prefeitura de Maceió incorpora, de uma forma bem assertiva, as propostas surgidas nas oficinas regionais e uma delas é criar o diálogo social com diversos segmentos para o conhecimento e continuidade do Programa.
Como secretária nacional saio bem satisfeita, por ter participado do I Encontro Municipal de Equidade no Trabalho e na Educação no SUS, da Prefeitura de Maceió. - afirmou.
É a Prefeitura de Maceió agregando novos significados ao Programa Maceió é Massa Sem Racismo.
Obrigada, Isabela!
Obrigada, Ministério da Saúde!