Dia 25 de março marca a realização do I Encontro Municipal de Equidade no Trabalho e na Educação no SUS, sob tema: ‘Interseccionalidade de raça, etnia, gênero e a descolonização da Saúde, ou a Equidade em debate’, uma ação da Prefeitura de Maceió, através da Coordenadoria Geral da Igualdade Racial, Semuc.
O encontro reuniu representantes de áreas estratégicas da saúde,educação, representação do movimento negro, quilombola, Comitê Municipal Intersetorial da Igualdade Racial, com o objetivo de discutir as políticas públicas que se destinam a reduzir desigualdades de gênero e raça , como principio da Equidade no SUS.
O I Encontro Municipal de Equidade no Trabalho e na Educação no SUS foi palco de debates profícuos, exposição de temas, proposições, etc e tal,
Uma das primeiras expositoras foi Julia Lins diretora administrativo financeira do Hospital da Cidade
Segundo Júlia, o Hospital da Cidade é o primeiro equipamento público de saúde do município de Maceió e, vem potencializando mecanismos para otimizar o nível dos serviços prestados à população e a segurança de pacientes. Um grande diferencial do HC é a UTI humanizada, a única do gênero em Alagoas, garantindo privacidade e o bem estar de pacientes. Lá, também adotamos o tratamento terapêutico, o que reduz o tempo de permanência na Unidade Intensiva ", disse.
E outra prática, como princípio da Equidade evidenciando a valorização da política de gênero e raça, segundo Júlia Lins é que Hospital da Cidade tem 72% de mulheres em cargos de liderança, destas 27% é negra.
Que massa!