Dirigentes do PT precisaram relembrar aos diretórios municipais o que havia sido decidido há mais de um ano: "caberá ao diretório nacional uma definição sobre as candidatura nas cidades com mais de 100 mil eleitores".
Essa resolução atinge todas as capitais e as principais cidades do país e foi tomada por conta das dificuldades políticas no Congresso e a necessidade de formar alianças com uma visão de proteção do governo Lula.
"Pedimos que todas as ações que estivessem caminhando sobre tática eleitoral aguardassem pronunciamento do diretório nacional”, disse o senador Humberto Costa (PE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).
Esse enquadramento também tem implicações nas eleições em Maceió. Significa que será a direção nacional quem vai decidir se o PT terá ou não candidato a prefeito - Ricardo Barbosa já foi anunciado.
Mas, principalmente, caberá a cúpula decidir se a filiação da vereadora Teca Nelma irá ou não ocorrer, tema que tem gerado crise entre os pré-candidatos a vereador do PT, PV e PCdoB - que formam a federação partidária.
A chiadeira já é grande e pode crescer ainda mais.